terça-feira, 27 de maio de 2008

Geração ‘à rasca’?

Somos nós, os sucessores da geração ‘rasca’. Há quem nos chame geração recibos verdes ou geração 1000 euros mas geração ‘à rasca’ assenta-nos que nem uma luva! Para nós já não chega uma licenciatura de 5 anos, é necessário um Mestrado à moda de Bolonha, já não escolhemos o curso que gostamos mas o que dá emprego, já não chega ser inteligente é preciso ter uma lista de aptidões e até podemos dar erros a escrever português mas temos que dominar o inglês.
Que podemos esperar nós deste País onde são mortas pessoas em pleno dia em centros comerciais, onde até para a saúde temos que ter seguro porque o sistema não funciona, onde a educação sofre reformas sucessivas mas os resultados não melhoram, onde o machismo ainda é uma realidade porque se assim não fosse não eram necessárias leis das quotas femininas, onde são propostas novas terminologias linguísticas e acordos ortográficos que vão contra tudo o que sempre nos foi ensinado da língua portuguesa, onde a justiça se torna injusta pela sua morosidade?
Sem dúvida a mudança tem que partir de cada um de nós! Participemos activamente na nossa sociedade dando o nosso pequeno contributo quer pelo associativismo, pela política, pelo voluntariado ou de qualquer outra forma. Como escreveu Fernando Pessoa, esse grande mestre da literatura portuguesa: “Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes”. É esta a minha forma de estar na vida.
Não nos fiquemos só pelas palavras!

Sem comentários: